Um espaço de aprendizagem

Aporagênero

Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores rosa, roxa clara, amarela, roxa clara e azul.

Bandeira aporagênero

Pessoas aporagênero ou ápora são pessoas que possuem um gênero, mas tal gênero não é homem, mulher ou alguma mistura entre estes. Muitas vezes, é um termo usado como guarda-chuva para abranger identidades como maverique e ilyagênero.

Como analogia, se o gênero mulher fosse representado por suco de morango, homem por suco de maracujá e a falta de gênero por um copo vazio, aporagênero pode ser outros sucos, como limão e melancia.

Não há muita discussão sobre se aporagênero também abrange experiências de gênero neutro, próximas aos gêneros binários (como juxera ou proxvir quando tais termos são usados como similares mas separados dos binários) ou xenogêneros que cabem na descrição de aporagênero. É possível interpretar que sim, mas muitas vezes coloca-se aporagênero como um termo separado desses.

Lily, que cunhou o termo aporagênero, diz que mesmo que uma pessoa que não se encaixa 100% na descrição de aporagênero pode se identificar como aporagênero.

O termo foi originalmente cunhado em 9 de junho de 2014 e disseminado pelo blog aporagender no Tumblr, criado por Lily. A definição foi reescrita ao menos uma vez, mas a intenção da cunhagem não parece ter mudado. O blog foi eventualmente tomado por outra pessoa.

Em junho de 2014, uma bandeira aporagênero foi postada por Lex no blog Pride Flags For Us. O simbolismo é o seguinte:

  • A faixa superior, rosa, e a faixa inferior, azul, representam os gêneros binários, e como eles estão longe do centro da bandeira;
  • As faixas violetas, que estão próximas às faixas rosa e azul, representam a mistura entre os gêneros binários;
  • A faixa central, amarela, representa aporagênero: é um gênero, como os outros representados na bandeira, mas é um gênero não-binário longe dos gêneros binários.
Retângulo composto por três faixas horizontais do mesmo tamanho e por uma faixa preta na diagonal cobrindo desde o canto superior esquerdo até o canto inferior direito da bandeira. As faixas horizontais são verde esmeralda, verde limão e amarela.

Bandeira aporagênero

Outra bandeira foi feita por Lune do Tumblr wedontcareaboutyourbinary, que não gostou muito de como a maior parte do simbolismo da bandeira aporagênero existente é sobre gêneros binários.

Lune usou um tom de verde puxado para azul para simbolizar a validade de identidades aporagênero parecidas com feminilidade, masculinidade, mulher e homem mas que ainda assim são distintas das binárias. Já as outras faixas verde e amarela simbolizam não-binaridade, e foram escolhidas por estarem completamente distante do eixo rosa-azul. A faixa preta é usada para ressaltar a presença de sensações específicas de gênero, e sua posição simboliza a existência de tais gêneros num plano completamente separado da binaridade.

Aporagênero – aporagender, em inglês – vem do prefixo apo ou apor, que significa longe em grego. Segundo Lily, a última letra A foi adicionada para facilitar a pronúncia. Há outra identidade que usa este mesmo prefixo como base – apogênero – mas ela tem um significado completamente diferente.


Links adicionais: