• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Termos úteis!
#1
Aqui estão siglas, expressões, e terminologia em geral relacionada à comunidade LGBTQIAPN+, que poderá ser utilizada aqui no fórum e em outros espaços LGBTQIAPN+.

~ Orientações, termos juvélicos e descrições de orientações ~

Sáfica: Relação entre duas mulheres, ou uma descrição para uma mulher interessada em mulheres (seja ela lésbica, bi, pan, etc). Algumas pessoas não-binárias atraídas por mulheres podem achar esse rótulo adequado para si e se identificar com ele.

Aquileana: Relação entre dois homens, ou uma descrição para um homem interessado em homens (seja ele gay, proquu, omni, etc). Algumas pessoas não-binárias atraídas por homens podem achar esse rótulo adequado para si e se identificar com ele.

Diamórica: Relação que envolve no mínimo uma pessoa não-binária, ou uma descrição para pessoas não-binárias que consideram importante sua identidade não-binária e/ou a identidade não-binária alheia em sua atração (seja a orientação dessas pessoas cetero, poli, queer, etc).

Equárica: Relação que envolve pessoas do mesmo gênero, ou da mesma categoria de identidade de gênero, ou uma descrição para alguém que sente atração pelo mesmo gênero ou por pessoas da mesma categoria de identidade de gênero, exclusivamente ou não. Um relacionamento entre três pessoas não-binárias pode ser chamado de equárico, a atração de lésbicas e de pessoas gays pode ser chamada de equárica, etc.

Duárica: Relação que envolve um homem e uma mulher, ou uma descrição para homens com atração por mulheres ou mulheres com atração por homens (sejam essas pessoas hétero, bi, trixen, etc).

(Favor não assumir que relacionamentos que tenham um homem e uma mulher sejam de pessoas hétero, tá? Essas pessoas podem ser arromânticas, assexuais, e/ou de alguma identidade multi.)

Estes e outros termos juvélicos podem ser conferidos aqui (assim como a definição de termo juvélico).

A-espectral: Pessoa assexual, arromântica, gris, demi, akoi/lith/lito, fray/ignota, etc. Algumas pessoas consideram que quem é agênero, do espectro agênero (ou seja, que possuem identidades de gênero que possuem similaridades com ser agênero) ou dos espectros aplatônico, aqueerplatônico, analternativo, assensual ou afins também podem se dizer a-espectrais, mas estas pessoas nem sempre são inclusas em definições de a-espectralidade.

Orientação multi/multissexual/multirromântica: Qualquer orientação que seja definida pela atração por mais de um gênero.

Mono/monossexual/monorromântica: Orientação que é definida pela atração por um gênero, e por pessoas que consideram seus gêneros próximos a este. Este termo é apenas para discutir monossexismo e seus produtos (como, por exemplo, a falta de recursos que vão para causas bi dentro de comunidades LGB+). Mono não é uma orientação por si só, e normalmente não se descreve outra pessoa como mono.

Espectro assexual/arromântico: Identidades que cobrem toda a comunidade assexual/arromântica, inclusive as pessoas que sentem atração de vez em quando, ou que não sentem atração mas realizam ações/possuem vontades que pessoas associam com atração.

Modelo de atração dividida (MAD, SAM - Split Attraction Model - em inglês): Um modelo de atração onde uma pessoa pode descrever sua orientação sexual como diferente de sua orientação romântica, platônica, estética, etc. Recomenda-se não usar este termo, ao menos para outras pessoas, já que ele foi cunhado por pessoas que o utilizaram contra pessoas variorientadas.

Pessoa variorientada: Pessoa cujas orientações funcionam de forma diferente para diferentes tipos de orientações (geralmente sexual e romântica). Por exemplo, uma pessoa que se identifica como cupiossexual birromântica, ou como lésbica arromântica, separando a atração sexual da romântica. É possível que hajam mais divisões (orientação queerplatônica, orientação estética, orientação alternativa, etc).

Pessoa periorientada: Pessoa que não sente necessidade ou que não se sente confortável em separar sua orientação sexual de sua orientação romântica. Por exemplo, alguém que só se identifica como gay, ou como pansexual, ou como demibissexual. Uma pessoa periorientada pode utilizar vários rótulos e ainda ser periorientada; a diferença é que quem é periorientade não separa suas atrações em categorias diferenciadas.

(Pessoas que se identificam como, por exemplo, polissexuais polirromânticas, ainda são periorientadas, por suas atrações não serem divergentes, mesmo que elas estejam sendo escritas separadamente.)

Relação queerplatônica/quasiplatônica (QP): Relação com compromisso, mas sem romance. Difere de amizades porque pessoas neste tipo de relação podem ter o objetivo de morar juntas, trocar carinho de forma considerada romântica, e/ou fazer sexo exclusivamente entre elas. O conceito deste tipo de relação foi criado em comunidades a-espectrais, para pessoas que gostariam de ter relacionamentos mesmo sem possuir a capacidade de se apaixonar ou de ficarem apaixonadas, porém pessoas de qualquer orientação romântica podem estar numa RQP.

~ Sexo & gênero ~

Corporalidade reprodutiva: Um termo que pode ser usado para categorizar "sexos". Por exemplo, pode-se dizer que existem duas corporalidades padrão, ou que existem várias corporalidades intersexo.

Gênero designado ao nascimento (GDAN): O gênero que escrevem na certidão de nascimento quando a pessoa nasce. Normalmente baseado na genitália. Em inglês, a sigla é DGAB ou AGAB.

DMAN/DHAN/AMAN/AHAN: Designade/Atribuíde Mulher/Homem ao Nascimento

Configuração genital: Descrição da genitália

Disforia (de gênero): Desconforto com a diferença entre o gênero imposto e o gênero. Pode ser física (um homem trans se sentir mal com seus peitos por eles serem associados a ser mulher, por exemplo), social (uma pessoa não-binária se sente mal em ser categorizada como homem ou mulher em público, por exemplo), e/ou mental (uma mulher trans questiona seu gênero por ainda ser uma grande torcedora de futebol, por exemplo).

Euforia (de gênero): Conforto em se associar com sua identidade de gênero. Pode ser física (uma pessoa agênero pode se sentir mais validada depois de retirar os seios), social (uma mulher trans pode se sentir aliviada ao ser tratada pelo nome e linguagem correta) e/ou mental (ume maverique pode se sentir melhor consigo mesme se chamando de maverique e pela linguagem certa mentalmente).

Transição: Transição física para ter um corpo mais parecido com a ideia da sociedade de como uma pessoa de certo gênero se parece. Pode envolver cirurgias e terapia hormonal. Algumas pessoas também consideram vestir roupas socialmente adequadas para seu gênero e se abrir sobre sua identidade para outras pessoas como transição.

Conjunto de linguagem pessoal, conjunto, linguagem: A linguagem que você deve utilizar para determinada pessoa. Por exemplo, mulheres binárias geralmente utilizam a linguagem a/ela/a. Leia mais aqui.

(Descrever certos conjuntos de linguagem como femininos ou masculinos pode não ser uma boa ideia, já que pessoas não-binárias podem utilizar a/ela/a ou o/ele/o por conveniência, sem querer que tal linguagem seja marcada como a de um certo gênero!)

Maldenominar: Utilizar a linguagem, o nome ou o gênero errado para se referir a uma pessoa não-cis. Pode acontecer de forma acidental ou proposital, mas mesmo maldenominações acidentais podem ser frutos de preconceitos ou discriminações cissexistas.

Nome morto: Um nome que uma pessoa trans já usou - por ser o nome atribuído a ela ao nascimento, ou por ser um nome que a pessoa escolheu e depois mudou de ideia - mas que não utiliza mais. Chamar alguém por seu nome morto é uma forma de maldenominação.

Nome de registro: O nome que aparece nos documentos de uma pessoa. No caso de pessoas trans, é possível que o nome de registro seja um nome morto, mas também é possível que seja seu nome atual, porque a pessoa pode ter trocado de nome em seus documentos (ou porque a pessoa pode ter decidido não trocar seu nome).

Nome social: Um nome utilizado no dia-a-dia. Geralmente, esta terminologia só é utilizada para pessoas que usam um nome diferente do designado ao nascimento, ou diferente do nome de registro em geral. Porém, recomendo que a terminologia "nome social" só seja utilizada caso necessária para o contexto; se referir constantemente aos nomes de pessoas trans como nomes sociais dá a impressão de que não são nomes normais ou reais, como os de pessoas cis.

~ Geral ~

Representação: Em certos contextos, pode significar ume personagem, e/ou as mensagens que tal personagem passa para a audiência. Por exemplo, um personagem gay é representação gay. Por fazer o único (ou os únicos) personagem(ns) gay terem certa característica (gostar de moda, por exemplo), a representação diz que homens gay geralmente ou sempre possuem aquela característica.

Queerbaiting: Um fenômeno na mídia aonde quem faz tal mídia tenta trazer certo público LGBTQIAP+ para sua mídia dando pistas de que certe(s) personagem(ns) é (são) LGBTQIAP+, quando, na verdade, não existe tal representação LGBTQIAP+. Por exemplo, uma amizade próxima de duas mulheres que dá ~pistas~ de ser um romance futuro, mas tal romance nunca acontece. Fãs LGBTQIAP+ ficam na expectativa, enquanto pessoas peri/cis/hétero podem ignorar tais pistas e deduzir que é só uma amizade.

Headcanon (HC): Teoria pessoal sobre alguma mídia, ou no sentido de "eu queria que isso acontecesse" ou no sentido de "eu acho que isso é verdade". É comum que pessoas LGBTQIAPN+ tenham headcanons em relação às identidades de personagens, como "Pinkie Pie é pansexual" ou "Danny Fenton é um homem trans". (É bom lembrar que afirmações como "Jughead é assexual" ou "Dio Brando é multi" não são headcanon, e sim canon, pois são confirmadas por quem escreveu tais personagens.)

NHINCQ+: Alternativa para LGBTQIAPN+/queer; significa Não-Hétero, Intersexo, Não-Cis, Queer e afins.

MOGAI: Alternativa para LGBTQIAPN+/queer; significa Marginalized Orientations, Gender Alignments, and Intersex; Orientações e Alinhamentos de Gênero Marginalizados e Intersexo.

COGAP: Alternativa para peri/cis/hétero; significa Centered Orientations, Gender Alignments, and Perisex; Orientações e Alinhamentos de Gênero Centralizados e Perisexo.

Queermisia: Preconceito contra todas as identidades LGBTQIAP+ (que divergem das normas de gênero, sexo e orientação impostas pela sociedade). Alternativa um pouco melhor a LGBTfobia.

(Favor lembrar que estes termos genéricos nem sempre são adequados. Mulheres trans sendo mortas não é uma "questão LGBT" e nem queerfobia, é apenas transmisoginia. Monossexismo não é uma "questão que afeta pessoas MOGAI", é uma questão que afeta pessoas cujas orientações não podem ser descritas como monossexuais, como pessoas assexuais ou birromânticas.)
  Responder
#2
Atualização com mais expressões, principalmente na área de sexo e gênero.
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Quais termos se adequam à minha sexualidade? Anônima 1 1.450 30-11-2022, 02:03 PM
Última mensagem: Aster
  Lista de identidades em @termos Aster 5 26.024 30-11-2022, 01:55 PM
Última mensagem: Aster
  que tal um tópico com traduções de termos legit de fontes ruins? mimi 7 11.292 12-04-2021, 06:16 PM
Última mensagem: mistério

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)