• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Termos guarda-chuva/macrorrótulos de gênero
#1
Eu talvez tenha uma página para isso posteriormente, mas queria só colocar isso aqui, mais como curiosidades, I guess.

Vou começar com os novos queridinhos da comunidade NB (pelos quais tenho desgosto, mas vamos lá):

[Imagem: lunarian__1__by_pride_flags-das2bl6-300x180.png]

Lunariane (lunarian): Alguém que possui identidade ou experiências similares às de uma mulher.[Imagem: solarian__1__by_pride_flags-das2bk2-300x180.png]

Solariane (solarian): Alguém que possui identidade ou experiências similares às de um homem.[Imagem: stellarian__1__by_pride_flags-das2bka-300x180.png]

Estelariane (stellarian): Alguém que não possui alinhamento forte com gêneros binários, ou que rejeita tais alinhamentos.

[Imagem: dawnian_by_pride_flags-da2rl7v-300x180.png]

Auroriane (dawnian): Alguém que é parcialmente solariane.[Imagem: duskian_by_pride_flags-da2rl7n-300x180.png]

Crepusculiane (duskian): Alguém que é parcialmente lunariane.[Imagem: galaxian_by_pride_flags-das2bjf-300x180.png]

Galaxiane (galaxian) ou lusolestelariane (lunasolstellarian): Alguém que é solariane, lunariane e estelariane.

Essas identidades também podem ser combinadas entre si de outras formas. Uma pessoa pode ser lunestelariane ou solunariane, por exemplo.

[Imagem: xenogender__2__by_pride_flags-dauw405-300x180.png]

Xenogênero (xenogender): Qualquer gênero que precise ser comparado com algo não convencionalmente associado a gênero para poder pelo menos começar a entendê-lo. São gêneros baseados em substantivos, arquétipos, sentimentos, conceitos abstratos, etc. São gêneros como caelgênero, gênero-cor e gênero-fofo.[Imagem: pocket_gender_by_pride_flags-dasnfaw-300x180.png]

Gênero de bolso (pocket gender): Qualquer identidade de gênero utilizada por poucas pessoas, ou por apenas só uma pessoa. Acredito que inavire, fisgênero e egogênero sejam bons exemplos.

[Imagem: kingender__1__by_pride_flags-d98s0xo-300x180.png]

Kingênero (kingender): Qualquer identidade de gênero influenciada por ser otherkin. Embora eu não tenha colocado nada além de kingênero na lista de gêneros, existem vários kingêneros específicos, como canisgênero, videogênero e drakefluide.

[Imagem: neurogender_pride_flag_by_pride_flags-d9...00x180.png]

Neurogênero (neurogender): Qualquer identidade de gênero influenciada por neurodivergência. Assim como kingênero, pode ser um gênero específico, mas existem neurogêneros específicos, como gênero-vago, cavusgênero e bordergênero.

[Imagem: intergender__3__by_pride_flags-d95m3ql-300x180.png]

Intergênero (intergender): Não é tão comum utilizarem como um macrorrótulo quanto como uma identidade específica, mas a palavra intergênero também pode ser utilizada desta maneira. Algumas identidades que podem ser consideradas intergêneros são resbis e duogênero.

Gênero-substantivo (noungender): Qualquer identidade de gênero que é melhor descrita com um substantivo, como gênero-estrela, gênero-estática ou gênero-vácuo.

[Imagem: tumblr_inline_n9862kIYjX1sk6dye.png]

Gênero do zodíaco (zodiacgender): Qualquer gênero que tenha sido criado a partir de um signo do zodíaco (incluindo serpentário). Estes gêneros não possuem lógica para serem agrupados, fora terem nomes no mesmo esquema. Geralmente são baseados nas personalidades dos signos. Alguns exemplos são libragênero, cancegênero e arigênero. (Notem que nem todos os gêneros do zodíaco estão na lista...)

Fora isso, outros gêneros podem ser utilizados como macrorrótulos. Gênero-fluido inclui qualquer gênero que envolva mudança de gênero, como aquarigênero, eafluide e altefluide. Demigênero inclui qualquer gênero parcial, como magigênero, nanogênero e hemigênero. E assim vai.

Você usa algum macrorrótulo para gênero? Você acha que os macrorrótulos aplicados a seu gênero são úteis? Você sabe de algum outro macrorrótulo que deveria estar nesta lista?
  Responder
#2
Ué, por que o desgos--

*identidade ou experiências similares às de uma mulher*

*identidade ou experiências similares às de um homem*

uh.

Como ninguém acusou esses termos de problemáticos logo na criação? :S

Curiosidades legais, tho.
  Responder
#3
Bom, quando questionei, tentaram passar por cima da parte de "experiências", dizendo que só tinha a ver com identidade pessoal.

Mesmo que as postagens descrevam, por exemplo, pessoas solarianas como homens não-binários, zeninos, proxvirs, etc etc, como se o que caracterizasse fosse só a identidade ter a ver com masculino/masculinidade.

Mas a definição na maior parte dos lugares está assim, mesmo que um exemplo dado de uma pessoa lunariana fosse uma pessoa ambonec que seria confundida com uma mulher cis na maior parte das vezes.

Então, yeah.

Eu diria ser estelariane, por rejeitar o binário, mas eu sou viste como mulher pela sociedade, e acho difícil ignorar isso.

Fora que meu gênero contém ambas feminilidade e masculinidade, sem ser exatamente alinhado com gêneros binários.

Então acho essa categorização bastante... forçada, especialmente em relação ao quanto as pessoas adoram isso.

Mas acredito que seja útil para pessoas que são e que não se importam em ser confundidas com mulheres/homens, só que não são exatamente de tal gênero? Idk.
  Responder
#4
Xenogênero e gênero-substantivo não descrevem a mesma coisa?

E existem macrorrótulos para orientações (além de a-spec e multi)?
  Responder
#5
1) Com certeza existe um grande overlap, mas acho que não são necessariamente a mesma coisa. Xenogêneros podem vir de substantivos, mas podem também vir de outros conceitos. Por exemplo, gênero-flor não tem tanto a ver com uma flor em si, e sim com qualquer coisa que seja bela e delicada, então não sei se conta. Já floragênero é um gênero que floresce, o que tem a ver com a metáfora de flor, então eu já tenho mais certeza que é um gênero-substantivo.

É claro, isso faz com que gênero-estrela e gênero-vácuo não sejam necessariamente gêneros-substantivos, mas podem ser, dependendo do significado aplicado. O mesmo vale para gênero-flor.

2) Sim. Eu diria que "orientação de bolso" poderia ser definitivamente uma coisa, e que algum termo para orientações fluidas também deveria existir. Além desses, existem mono (atração por um gênero, ou por uma categoria de pessoas/gêneros), aquileanes (atração de homens ou pessoas solarianas* por homens e/ou pessoas solarianas*), sáfiques (atração de mulheres ou pessoas lunarianas* por mulheres e/ou pessoas lunarianas*), embianes (atração de pessoas não-binárias por pessoas não-binárias) e diamóriques (pessoas não-binárias atraídas por pessoas não-binárias).

* Falo de solariane/lunariane aqui como "alguém que se alinha com um gênero binário por sua própria vontade", não de pessoas que poderiam ser consideradas solarianas/lunarianas apenas por aparência ou gênero, contra a própria vontade ou intenção.

A diferença entre esses rótulos e gay/lésbica/cetero é que são mais gerais: tanto uma mulher pan quanto uma lésbica não-binária podem se dizer sáficas, tanto uma pessoa transmasculina proquu quanto um homem gay podem se dizer aquileanos, tanto uma juxera neurromântica quanto uma pessoa agênero omnissexual podem se dizer embianes.

A diferença é que uma relação entre uma pessoa não-binária e outra pessoa qualquer pode ser chamada de diamórica, mas não embiana. Por exemplo:

Relação entre homem binário e pessoa aporagênero: pode ser considerada diamórica, não embiana (há uma pessoa binária envolvida)
Relação entre maverique e andrógine: pode ser considerada tanto diamórica quanto embiana
Relação entre demimulher lunariana e mulher binária: pode ser considerada diamórica ou sáfica, mas não embiana (há uma pessoa binária envolvida, e ambas as pessoas se consideram/comparam com mulheres de alguma forma)


...ok, eu admito que solariane/lunariane/etc. podem ser palavras úteis. Mas não se são aplicadas às pessoas sem permissão, como se todo proxvir fosse solariano, toda mulher não-binária fosse lunariana e toda pessoa agênero fosse estelariana. E nem se são utilizadas como descrições de como as pessoas se parecem, ou como descrições de experiências de vida.
  Responder
#6
@tathsantanna concordo bastante com sua opinião sobre lunarian/solarian/stellarian... acho que duskian me descreve, mas a terminologia em geral é meio... :/
  Responder
#7
Essas identidades vão estar na lista de gêneros futuramente?
  Responder
#8
Citação:Essas identidades vão estar na lista de gêneros futuramente?

Algumas sim, outras não.

Se as pessoas continuarem usando esses termos baseados no espaço, acredito que seja adequado adicioná-los.

Quanto aos outros... xenogênero pode ser útil, gênero do zodíaco provavelmente não, gênero de bolso é um termo interessante mas dificilmente vai ser utilizado como um gênero por si só, gênero-substantivo é uma maneira mais difícil e vaga de dizer... o rótulo do gênero específico. (E, ao contrário de não-binárie ou agênero ou gênero-fluido ou bigênero ou etc., não é um rótulo que pode ganhar mais respeito do que o rótulo mais específico.)

Acho que pode ser uma boa ideia fazer uma lista de termos para gênero que não são realmente gêneros específicos, e que geralmente não são usados para gêneros específicos. Dunno.
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Gênero dragão-selvagem Key Tales 7 339 17-03-2024, 08:18 PM
Última mensagem: Key Tales
  Gênero Diabolique Allan 4 1.414 16-03-2024, 02:49 PM
Última mensagem: Key Tales
  Vocabulário relacionado à disforia de gênero (AC: características sexuais e etc.) Aster 4 6.958 14-05-2023, 01:36 AM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)