• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Multigeneridades / Generidades Plurais e Fluídas
#1
https://arco-pluris.tumblr.com/post/169604483882

Desculpem a teoria das cores, mas pude explicar dessa forma.
O que acham?
  Responder
#2
Eu acho que está tudo bem representar gêneros como cores desde que também se fale de que isso não tem como ser uma metáfora universal. Nem todo gênero é relacionado a outros; maverique está tão longe de gêneros binários quanto, idk, antiandrógine ou deifimenine.

Quanto ao comentário sobre cores, neutrois nem sempre é a mesma coisa que gênero neutro. E enquanto a cor amarela aparece em ao menos três das bandeiras gênero neutro que conheço, a única bandeira neutrois usa verde, a bandeira agênero mais popular usa verde, e transneutre tem uma variação amarela, uma roxa e uma verde.

Andrógine também é descrito como um gênero que é uma mescla de outros ou que está entre outros, e por isso não conta como multigênero a não ser que a pessoa queira. Tipo, alguém que tem os gêneros andrógine e maverique provavelmente vai se dizer bigênero, não trigênero.

Edit: agora vi que não é bem isso que a postagem tá dizendo, mas a proximidade das comparações faz com que pessoas possam acabar tirando essa conclusão.

(Também conheço gente que se diz andrógine entre outros gêneros que não são os binários, mas entendo que são poucas pessoas.)

Junto a isso, yeah, pessoas podem ter uma mescla entre um gênero e outro, ou um gênero que está entre outros, e não considerar que possuem dois gêneros. Eu considero que tenho um gênero que possui masculinidade e feminilidade, mas considero que tenho um gênero só, não que sou bigênero ou trigênero.

Fora essas questões, yeah, concordo com o gráfico! Pessoas multigênero podem ter mais de um gênero do que outro(s), e podem ter qualquer quantidade e variedade de gêneros.
  Responder
#3
Acho que você poderia representar as identidades do tipo maverique os agêneros no meio do diagrama das cores.

Agênero está muito mais perto de maverique do que de neutrois.
  Responder
#4
^ nah. Maverique é um gênero presente que não tem nada a ver com masculinidade, neutralidade e feminilidade, neutrois geralmente se refere a gênero neutro mas pode se referir também a não ter gênero, e agênero geralmente se refere a não ter gênero mas ocasionalmente usam como se fosse gênero neutro.

Se o meio é pra representar neutralidade, então o meio deveria ser gênero neutro(/neutrois). Se o meio é pra representar ausência de gênero, o meio deveria ser sem gênero(/agênero).

De qualquer forma, repito que tem muitas experiências diferentes que são completamente fora do binário, assim como muitos gêneros relacionados com feminilidade diferentes, muitos gêneros relacionados com os gêneros binários diferentes, etc. Por isso que eu defendo mais a metáfora das bebidas, se tiver realmente que usar alguma.
  Responder
#5
acho que faltou explicação em alguns pontos...

mesmo usando metáfora das cores:

algumas pessoas possuem uma cor só. pode ser rosa (gênero feminino) ou azul (gênero masculino), ou alguma entre as duas (gênero andrógine)... mas pode ser também laranja, verde, cinza, uma tonalidade mais cinzenta em relação a essas cores, ou mais escura, ou mais clara...

algumas pessoas mudam a cor de tempos em tempos (gênero-fluido)... talvez mudem de rosa em um degradê para azul, talvez mudem de azul diretamente para verde e depois para amarelo sem tempo entre essas cores, de repente, talvez mudem de uma cor para duas ou três, talvez as mudanças sejam totalmente aleatórias e imprevisíveis...

algumas pessoas mudam de uma cor mais fraca para uma cor mais forte (gênero-fluxo)...

algumas pessoas possuem mais de uma cor, e todas elas vão mudando em quantidade e/ou intensidade (poligênero-fluxo)

algumas pessoas possuem mais de uma cor, e algumas são fixas e outras vão mudando (demigênero-fluido)

algumas pessoas possuem mais de uma cor, sem nenhuma mudança (bigênero/trigênero/poligênero sem fluidez)

a ideia é legal, mas eu recomendo ficar menos tempo se justificando e repetindo informações e falar mais sobre as possibilidades em si... ao menos essa é minha opinião
  Responder
#6
Vi essa imagem da wikia identidades que é bem explicativa também [Imagem: 345?cb=20141205172244&path-prefix=pt-br]

Isso seria como se fosse gênero-cor, cada ume associa seu genero a uma cor. Mas independente da cor existir, seu genero pode existir e não estar representado em cores, que é o meu caso.
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Termos inclusivos para diversidades plurais (multissexualidades) unã 3 6.033 05-12-2017, 10:12 AM
Última mensagem: mimi

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)